Choro de Rua e apagões em Candelara
Não só o Brasil tem apagões. Candelara, um dos incontáveis burgos medievais que existem na Itália, também tem seus desligamentos energéticos, com uma pequena diferença: em lugar de quedas de torres de energia ou sobrecarregamento de usinas hidrétricas, os famosos apagões de Candelara são feitos de propósito, para que toda a cidadezinha fique iluminada exclusivamente pela luz das velas durante a sua tradicional feira de natal.
Não seria nada mal se também no Brasil os apagões fossem sempre com propósitos artísticos, não é mesmo? Será que esse viés cultural fora aventado pelos militares no plano de construção da Itaipu? Tenho cá minhas dúvidas.
Políticas de energia elétrica à parte, neste ano de 2014, precisamente no dia 6 de dezembro, ademais de tradições, festas, costumes e apagões seculares, Candelara vai ter também um pouco da cultura brasileira — no que se refere à música, e não à cultura de apagões, importante que fique claro! Sim, Choro de Rua, estará ali pelas ruas em meio às luzes das velas, sempre com a incansável flauta de Barbara Piperno e do irrequieto violão 7 cordas de Marco Ruviaro (eu mesmo). Para ver a programação completa das atividades em Candelara, clique aqui.