Capitaneados pelo violonista e bandolinista Marco Ruviaro, os Estúdios Chorísticos Irineu de Almeida nascem em 2010 para promover o Choro pelo mundo!
E estão conseguindo! Gravações, distribuição de partituras, realização de oficinas, rodas de choro et cetera são apenas alguns exemplos da vasta gama de atividades dos Estúdios Chorísticos Irineu de Almeida.
Você sabia que todos os vídeos do Choro de Rua são produzidos pelos Estúdios Chorísticos Irineu de Almeida?! Formado por Barbara Piperno à flauta e Marco Ruviaro ao violão 7 cordas, neste vídeo o duo se desdobra para proporcionar aos ouvintes uma inscaupiciosa interpretação do maxixe “Jabethicaba”. Mas é um maxixe, mesmo? Ou será um tango brasileiro? Ou será um corta-jaca? Ouçam, e tirem suas próprias conclusões…
Este desenho eu fiz no início de 2011, para ilustrar os cartazes da Roda de Choro de Milão, que eu organizava mensalmente na capital lombarda. Agora, os “hominhos-choro” servem de ilustração logotípica para os Estúdios Chorísticos Irineu de Almeida. Os hominhos-choro não são nada mais que chorões se divertindo a valer em uma boa roda de choro: pandeiro, bandolim, cavaquinho, flauta e violão mandando ver nos clássicos do choro, nas polcas e valsas quase totalmente esquecidas do século XIX, nas novas composições que pipocam diariamente das mãos dos chorões em todo o mundo… e por aí vai. Quem puxa a próxima?