Um recado pro Rossini
Frutos do frenético desenvolvimento do Choro na Europa, novas composições borbulham a todo instante. Cá está mais um exemplo desse irrefreável movimento criatiavo: Um recado pro Rossini, um choro dedicado ao grande bandolinista pernambucano Rossini Ferreira. Os que se vêem no vídeo acumulam, eles mesmos, as vezes de compositores e intérpretes desta modesta porém nobre homenagem. Não por coincidência, são eles os integrantes do sempre imperpétuo Trio Desvairada.
Denis 7 Cordas, violão
Marco Ruviaro, bandolim
Luigi Gentile, cavaquinho
Tudo começou quando Denis trouxe na sua mala, em meio a cordas, meias e partituras, a primeira parte desse Choro. “Compus a primeira parte”, disse ele em vieses triunfantes, “e agora cabe a vocês concluí-lo”, emendou sem margem a discussões. Comissionando-no-lo com tanto entusiasmo, logo Cinghialetto e eu nos pusemos a compor o que restava.
Penou-se aqui e ali, mas algumas semanas depois estava pronto Um recado pro Rossini. Por razões desconhecidas, ainda que hoje sejam atribuídas à demassificação cósmica dos prótons neutrinos, a gravação de tão peculiar Choro realizou-se somente um ano depois de sua composição: no 3.º Intensivo de Choro, organizado pelo Clube do Choro de Torino entre 17 de Dezembro de 2011 e 4 de Janeiro de 2012. A execução, como não poderia deixar de ser, ficou a cargo dos próprios eles mesmos… Denis no 7 cordas, Marco no bandolim e Javali no cavaquinho. Deleitem-se, se puderem.